quinta-feira, 17 de abril de 2014

A partir de 2016: Senado aprova fim de doações de empresas para campanhas.

0
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado concluiu ontem a votação do projeto de lei (PLS 60/2012) que proíbe doações de empresas para campanhas eleitorais. Atualmente, pessoas jurídicas são as principais fontes de recursos para candidatos.
A CCJ já havia aprovado a proposta em primeiro turno há duas semanas e, ontem, confirmou a decisão em turno suplementar. Como o projeto é terminativo, segue direto para votação na Câmara dos Deputados sem passar pelo plenário do Senado - a não ser que grupo de senadores apresente recurso para ser analisado em plenário.
O senador Roberto Requião (PMDB-PR), relator do projeto, apresentou emenda alterando o texto inicial de modo a vetar integralmente doações de pessoas jurídicas. Na versão original a proibição ocorreria apenas em casos específicos, com vedação a organizações enquadradas nos critérios da Lei da Ficha Limpa.
Em paralelo à decisão do Senado, o Supremo Tribunal Federal (STF) julga ação direita de inconstitucionalidade (ADI 4650) que também tem busca impedir doações de campanha feitas por empresas. O julgamento foi suspenso no último dia 2 por pedido de vistas feito pelo ministro Gilmar Mendes, quando havia seis votos a favor e um contra a proibição.

Acompanhe a matéria na integra clicando AQUI.

Fonte: O Povo.
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design