segunda-feira, 21 de maio de 2012

Professor Rafael Lira É Referência No Ensino Da Língua Inglesa - Diz Coordenador Pedagógico.

0

 PROFESSOR DE INGLÊS DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DEP. CESÁRIO BARRETO LIMA É REFERÊNCIA NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA.


         O jovem Professor Rafael Lira Gomes Bastos, 24 anos, formado em Letras (Habilitação Inglês) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), professor efetivo (concurso SEDUC 2010), formado também em Inglês pelo Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras (PALACE) em Sobral e atualmente formando no curso ETP (English Teacher Portfolio) e pós-graduando em Ensino da Língua Inglesa (UVA) vem desempenhando um importante papel na formação dos alunos da EEFM Dep. Cesário Barreto Lima.
         Lecionando a disciplina de Inglês nas turmas de 9º Ano do Ensino Fundamental e em todas as turmas de Ensino Médio, desenvolve estratégias pra lá de dinâmicas que atraem a atenção de seus alunos para a necessidade de contextualizar e favorecer o uso da Língua Inglesa em situações reais de comunicação, provando que é possível aprender língua estrangeira na escola pública.
         Para isso desenvolve projetos que engajam os alunos com mais facilidade com o uso da língua estrangeira para ajudar os colegas que têm mais dificuldade. São chamados Alunos Monitores e atuam no contraturno, dando reforço escolar aos colegas e auxiliando o professor em sala de aula. Alunos esses que serão fortes candidatos nos próximos anos ao programa Jovens Embaixadores e já têm como projeto de vida a preparação para participar do certame.

São de sua autoria os projetos:
  • ·         First Spelling (Soletrando) para as turmas de 9º Ano do Ensino Fundamental.
  • ·        Yes, we can speak English! (Sim, nós podemos falar Inglês!) – para as turmas de 1º Ano de Ensino Médio.
  • ·        What Português is este? (Que Português é este?) – que aborda o uso de estrangeirismos na língua portuguesa falada e escrita no Brasil – para as turmas de 2º e 3º anos de Ensino Médio.


          O Professor Rafael criou o Blogger de InglêsHTTP://www.goodidea-teacher-rafael.blogspot.com, onde são postados os projetos e socializadas experiências com os demais colegas professores e serve de interação com os alunos.
         Vale ressaltar a importância do Professor Rafael na articulação e apoio aos dois jovens embaixadores taperuabenses: Nazareno Sousa Araújo (2010) e Francisco Ítalo Albuquerque de Souza (2012).
No primeiro caso, atuou como parceiro e amigo que muito incentivou o jovem em todas as etapas do processo seletivo, treinando as habilidades exigidas como pré-requisitos para a participação no programa, especialmente o protagonismo juvenil.
         Já como professor do Jovem Ítalo, pode acompanhar mais de perto todos os trabalhos desenvolvidos, desde a criação do projeto de intervenção social, passando pela inscrição, avaliação escrita, entrevista e resultado final.
         O professor sente-se muito feliz por mais uma vez ter podido auxiliar na preparação de mais um Jovem Embaixador, dessa vez com alegria em dobro por ser professor de uma Escola que se propõe a tornar o Ensino da Língua Inglesa dinâmico e, consequentemente, repleto de bons resultados.
         Temos a certeza de que toda a comunidade escolar está comprometida em dar oportunidades aos seus alunos de traçarem metas para sua vida estudantil e profissional, possibilitando que seus sonhos se tornem realidade.
         Isso depende de um trabalho em conjunto com os pais e entidades parceiras (Conselho Tutelar, Igrejas, Associações Comunitárias, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Local de Saúde, Blogs locais etc.), tornando o trabalho da escola eficaz quanto à promoção da educação de qualidade, formando alunos capazes de exercerem a cidadania plena, sendo nosso aluno cidadão do mundo.  
Equipe de Linguagens e Códigos da EEFM Dep. Cesário Barreto Lima
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design