domingo, 5 de fevereiro de 2012

Com a Santa Eucaristia iniciamos nossos trabalhos paroquias com o intuito de traçarmos juntos o trabalho pastoral a ser realizado neste ano de 2012. Na Santa eucaristia, o pe. Denilson enfatiou os dois pilares que ganharão estaque neste ano em nossa Paróquia: JUVENTUDE e MISSAO. Sabemos que em nossa Paroquia temos muitos jovens, muitos guerreiros que ainda estão adormecidos e que devem ser despertados para a missão. Neste ano, no campo da JUVENTUDE acontecerá uma Assembléia Paroquial da Juventude, formações específicas para os jovens, como: problemática das drogas, jovens e os meios de comunicação, Missões jovens e educação sexual. Bem, são tema sugestivos e pertinentes à nossa realidade. Quanto à MISSÃO, neste ano de 2012 a primeira capela -hoje Matriz - construída em nossa paroquia estará fazendo 100 anos, o que nos faz celebrarmos 100 anos de evangelização. Por isso, teremos grandes oportunidades de desenvolvermos o trabalho missionário já que nos intitulamos como uma PAROQUIA MISSIONARIA. Como destaque mairo daremos enfase a Grande Semana Missionária e à missão jovem. Terminada a Santa missa o juntos fizemos a reflexão sobre o texto que apresentava dados estatísticos sobre a saída dos jovens da Igreja. É preocupante e devemos abrir nossos olhos, porque será que Deus não é mas uma boa opção? Será que não encanta mais? onde estamos falhando ou o que deveos fazer para a presenta de Deus se tornar mais agradável? Missão dura, porém, nao impossível.

segue abaixo trechos do texto motivacional:
"As pesquisas mostram as preocupantes mudanças ocorridas no novo mapa das religiões no Brasil. Entre os jovens de 10 a 19 anos - público importante para uma jornada mundial da juventude, há uma redução de 9% de católicos – 74% para 67%. O que impulsiona a colocar em pauta, permanentemente, a temática, à luz de reflexões profundas, e gerar mais ações, com rapidez e inventividade, como enfrentamento desta situação preocupante. Este dado, entre muitos outros, está no quadro de análises que revelam exigências, seriedade e ações mais calculadas e incidentes na realidade quando o assunto é a evangelização. É claro que não se pode brincar com o tema, viver de ufanismos e, nem tampouco, satisfazer-se com dinâmicas e funcionamentos que o Documento de Aparecida, 5ª Conferência dos Bispos Latino-Americanos e Caribenhos, chama de pastoral da conservação.
A referência de que a Igreja Católica perde 1% dos seus, anualmente, podendo, em vinte anos, descer 20 pontos dos atuais 68% no Brasil, exige exames sérios de situações e respostas adequadas e firmes. Não se trata de simples disputa de números, quem tem mais ou quem tem menos. É uma questão mais substantiva que se refere à qualidade da evangelização, à indispensável marca do Evangelho na cultura e à contribuição católica específica e indispensável em se tratando dos rumos das sociedades e do futuro da história e da humanidade. Minas Gerais tem um percentual de 73% de católicos em detrimento da média preocupante do Sudeste, que é de 64% - em comparação com o Nordeste, que é de 74%, mas também do Rio de Janeiro, que está abaixo dos 50%. É necessário pensar regional e LOCALMENTE para trabalhar mudanças e reverter números no cenário nacional.

Dada a apresentação do texto, seguiu-se com a benção de Deus e fomos liberados para nossas casas.
secretaria da paróquia.
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário:

Postar um comentário